sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Como Inserir QR Cores No Conteúdo De Um E-mail...

Como Inserir QR Cores No Conteúdo De Um E-mail...


Gostaria de trazer clientes valiosos para a sua loja física? Então que tal enviar somente aos aos clientes que têm smartphone um e-mail com um vale de desconto que se valida diretamente na caixa da própria loja com esse mesmo smartphone?

É o que você pode fazer com um código QR. Basta o cliente mostrar na caixa o código QR que recebeu. O funcionário valida-o com um tablet ou outro smartphone, e está feito!

Mas o que é isso de código QR e como funciona? Simples, é um símbolo semelhante a este:



Estes códigos, que qualquer smartphone ou tablet com câmera consegue ler, podem conter praticamente tudo o que você quiser: um texto, um link, uma mensagem pronta a enviar ou até mesmo todos os dados de contato de uma pessoa! E o E-goi não só gera estes códigos QR como também consegue inserir os códigos diretamente no seu e-mail! Siga estes passos:

1) Se estiver usando o nosso editor Easygoi, insira na campanha um elemento de texto. Na barra de botões no topo da janela, clique no botão que parece um código QR.

2) Vai aparecer o gerador de códigos QR do E-goi.

Neste nosso exemplo, queremos usar o código QR como voucher de desconto. Como o código tem que ser único para cada cliente, precisamos de criá-lo com base em um elemento que também seja sempre único. Um bom candidato para isso é um código de cliente (ou seja, o código interno que a sua empresa atribuiu a cada pessoa que se registra como seu cliente), pois nunca se repete.

Portanto, só para testar, vamos usar um código de cliente para gerar o código QR. Por exemplo, no nosso caso, o Sr. João Silva está registrado como cliente com o número 358093. Basta escolhermos "Texto" em "Elemento a codificar", digitar esse número e depois clicar em "Gerar código QR".

Aqui está o código! Se quiser, também pode mudar o tamanho e as cores (embora o preto e branco seja mais fácil de ler). Ao clicar em "OK", o código será inserido no e-mail.

3) E aqui está o código QR no e-mail! Aproveitamos para mudar os conteúdos em redor do código e deixar tudo preparado para o envio final do voucher de desconto.

4) Até aqui tudo bem, mas isto é o código para apenas um cliente (o Sr. João Silva). Como fazemos para o E-goi criar um diferente para cada cliente?

Fácil! Assumindo que você já importou para a sua lista no E-goi os códigos dos clientes todos, edite este código QR (clique duas vezes nele) e, em "Texto", digite o código de personalização correspondente ao campo onde tem os códigos dos clientes (é quase sempre !extra_field mais um número - para este exemplo, o número é 1145 mas no seu caso será diferente). Depois clique em "Gerar código QR".

Se não tiver códigos de cliente no E-goi, pode usar alternativamente o próprio endereço de e-mail de cada cliente para gerar o código QR. Para isso, é só introduzir o campo de personalização !e-mail em vez de !extra_field_X.

5) Depois de gerar e inserir o código QR no e-mail, basta criar um segmento na sua lista no E-goi somente com os clientes que usaram smartphones para abrir a sua última campanha (o E-goi diz para você quem são eles :). Depois publique esta campanha de desconto para esse segmento. O E-goi vai gerar automaticamente cada código QR para cada pessoa para quem a campanha for enviada! Aqui está o e-mail tal como as pessoas irão vê-lo (o código QR será diferente para cada uma delas):

Beleza! Quando os clientes receberem este e-mail, podem ir logo na loja com o seu smartphone e mostrar o código para terem imediatamente o desconto na compra do produto! E como é normal ficarem na loja vendo outros produtos, você tem aqui boas oportunidades de upselling, pois estes clientes costumam ser consumidores de classe alta. A própria campanha no e-mail pode ser algo como "Oferecemos o produto X na compra de qualquer outro produto!" para maximizar esse efeito.

Este exemplo conjuga códigos QR com e-mail marketing, mas os códigos dão para fazer muitas outras coisas bacanas, sobretudo nos meio soffline (revistas, outdoors, etc.). Ao gerar um código QR no E-goi, você pode criá-lo com base nos seguintes elementos:

Texto: Foi o que usamos para o nosso exemplo do voucher de desconto. Pode ser um número, um conjunto de caracteres, uma frase, vários parágrafos, enfim, o texto que quiser. Mas não abuse, porque quanto maior o texto mais dificuldade os smartphones têm para ler o código!

Link: Pode ser qualquer endereço na Web. Este é sem dúvida o tipo de código mais frequente; aparece em revistas, cartazes, anúncios, t-shirts e até nas embalagens de produtos (cereais, vinhos, etc.). Basta criar o código no E-goi, imprimi-lo e distribuí-lo onde quiser. Por exemplo, gere um código QR com o link do formulário de cadastro da sua newsletter, coloque-o bem visível na sua loja física e incentive os clientes a lerem o código com o celular para passarem imediatamente a receber as suas novidades!

SMS: Gera no celular uma mensagem de texto pronta a enviar para um determinado número. Útil sobretudo em serviços de SMS com custo (votações, donativos, informações na rua sobre transportes, etc.). É só ler o código no celular e enviar a SMS sem ser preciso preencher nada.

Marcador (bookmark): Parecido com o elemento "Link", mas insere logo o link nos marcadores (atalhos) do celular. Não é muito utilizado, já que a maioria dos leitores de códigos QR podem logo salvar o link nos marcadores assim que o código é lido.

Contato telefônico: Mostra no celular um número para o qual pode ligar imediatamente. Útil para complementar serviços de apoio ao cliente, sobretudo quando usam números muito longos.

Dados de contato: Passa imediatamente para o telemóvel a informação de contato de uma pessoa ou empresa (nome, e-mail, endereço e celular/telefone). Excelente para usar em feiras ou eventos. Basta imprimir este código no seu cartão para que as outras pessoas fiquem logo com o seu contato sem precisarem anotar mais tarde. E com o E-goi você até pode inserir o código na assinatura dos seus e-mails!

Mensagem de e-mail: Gera no celular uma mensagem pronta a enviar para um determinado endereço de e-mail. Útil sobretudo nos serviços de atendimento ao público, pois a pessoa não tem que digitar o endereço de e-mail nem a mensagem. É só ler o código, rever o conteúdo da mensagem e enviar.

Localização geográfica: Insere no telemóvel as coordenadas GPS de um determinado local. Muito legal em cartazes sobre eventos e concertos, pois basta que as pessoas leiam o código para que o GPS do celular indique o local desejado e o caminho para lá chegar.

Configuração de rede sem fios: Guarda no celular toda a configuração necessária para acessar uma determinada rede sem fios. Bastante prático em aeroportos, universidades e pontos wi-fi. As pessoas só precisam ler o código para se poderem ligar à rede sem fios do local onde estão, sem necessidade de configurar a rede manualmente.

E é tudo (e não é pouco). Como vê, o potencial dos códigos QR para ajudar na eficácia das suas campanhas é tremendo, em particular tendo em conta a popularização cada vez maior dos smartphones. Com o E-goi, você pode criar estes códigos facilmente e usá-los de forma imaginativa em qualquer ação de marketing, seja online ou offline!


LEIA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS A ESTE EM NOSSO BLOG.


Aprenda 22 Dicas super Fáceis De Como Fazer crescer Rapidamente A Sua Base De Dados...




Nenhum comentário:

Postar um comentário